sexta-feira, 10 de junho de 2011

Os “por quês” no Dia dos Namorados
Geraldo Trindade
Contato: pensarparalelo@gmail.com


Ouvindo a frase da poetisa mineira Adélia Prado de que “o amor não é um caso médico” fui remetido a uma tentativa de pensar o amor não de uma forma abstrata e conceitual, mas existencial.
            Por que se trai? Por que há pedidos de casamentos, mas de preferência que um cônjuge não interfira na vida do outro? Por que simplesmente se ama? Por que se vê o rosto, mas não se olha?  Por que não se encontra sentido nas flores entregues, no abraço cúmplice, no sorriso doce? Por que se fala tanto dos sintomas físicos, psíquicos e terapêuticos do amor? Por que se acredita que a convivência direta empobrece a relação? Por que o amor está tão intolerante hoje? Por que o amor está tão imaturo?  Por quê? Por quê?
            O amor é doação, é entrega, ele é plenitude. E essa plenitude inclui não só os aspectos belos, mas a miséria do dia-a-dia. Deve-se amar em plenitude, a totalidade. Não podemos e não devemos reduzir o amor e a pessoa à teorias pessoais. Não podemos bloquear os nossos sentimentos!
            O que se quer hoje? Quer-se viver um amor sem mimos, sem parada, sem descanso. Sonham com amores frenéticos, loucos e perfeitos; mas esquecem que estamos à mercê  das imperfeições da vida.
            Antes um amor “feio”, que cuida do essencial a um amor “perfeito e lindo”, mas que é incapaz de sorrir a dois, chorar e a dois, silenciar e ficar abraçados. Não é decretar o fim das doces ilusões, mas o alvorecer da esperança. Não se pode colocar algo tão belo e bom como o amor em uma caixa para dispor dele ao bel-prazer e só abrir essa caixa de vez em quando, perdendo a chance de aproveitá-lo completamente.
Feliz dias dos namorados!!!!!

Um comentário:

  1. Amor, o que é isso ??
    muitas pessoas fazem essa pergunta...
    Amoor é um sentimento no qual deve ser vivido, nao apenas amor de namorados como amor de mae, filho, irmao, amigo !
    As pessoas estao tao focadas em dinheiro que esquecem que tem coisas que o dinheiro nao pode compraar, esquecem que a vida tem particulaidades que se nos nao prestarmos atençao elas passarao e continuaremos vivendo as mesmas coisas chatas sen termos descobertos os verdadeiros prazeres da vidaa....
    Amoor é algo que nao pode ficar quardado e de vez em quando lembrado, amoor é algo que deve ser vivido intensamente !

    ResponderExcluir