quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O que Bento XVI vem fazer no Brasil em 2013?
Geraldo Trindade
jovem, formado em filosofia (FAM) – www.pensarparalelo.blogspot.com

            Por que Bento XVI vem ao Brasil? O que este homem tem a nos falar?
            Ele vinrá ao país em 2013 para participar da 27ª Jornada Mundial da Juventude.
            Não é com pouco pesar que vemos o egoísmo imperando, as famílias se desfragmentando, o ódio entre segmentos sociais se acirrando, a ausência de amor, de alegria, de esperança se instalando. O trabalho digno é privilégio de alguns, o desemprego ainda marca profundamente nossa realidade, as drogas invadem os lares, a violência ceifa vidas, a depressão atinge milhares de homens e mulheres...
            Apesar de tudo isso, nada impede os jovens de sonharem. É próprio deles desejarem algo mais do que o cotidiano da vida. O jovem é o ser do novo, da relação interpessoal vivida na verdade e na solidariedade, da amizade autêntica, do verdadeiro amor, do futuro sereno e feliz... Perguntam-se qual o sentido da vida, buscam porto seguro para reabastecer a força e zarpar em busca de seus ímpetos mais sublimes e generosos.
            Vivendo nesta realidade, a figura do papa representa que há uma alternativa onde se possa encontrar, na vastidão e na beleza da vida, uma segurança e um sentido. Bento XVI vem para nos reafirmar que tudo o mais é insuficiente quando se descobre que o nosso desejo da vida é Aquele que nos criou. Ele deixou sua marca indelével em nós, por isso aspiramos o amor, a alegria e a paz.
            A vinda do papa nos deixará um imenso legado espiritual. Será uma oportunidade ímpar de se ver o rosto da juventude católica, de renovar e solidificar a todos na fé e no amor à Igreja. É a certeza de que vale a pena acreditar em Deus, de dar a sua vida em favor dos outros.
            No próximo dia 18 de setembro, chegará ao Brasil, em São Paulo, a cruz, símbolo desse encontro do Papa com os jovens. Esta cruz feita de madeira, com pouco mais 3,5 metros de altura foi doada aos jovens pelo Papa João Paulo II em 1984 e desde 1994 peregrina, juntamente com um ícone de Maria, o país sede da jornada. Ela percorrerá todo o nosso país sendo um sinal que faz ressoar as palavras do próprio papa: “Muitas vezes a Cruz assusta-nos, porque parece a negação da vida. Na realidade, é contrário! Ela é o ‘sim’ de Deus ao homem, a expressão máxima do seu amor e a nascente da qual brota a vida eterna. Portanto, não posso de deixar de vos convidar a aceitar a Cruz de Jesus, sinal do amor de Deus, como fonte de vida nova. Fora de Cristo morto e ressuscitado, não há salvação! Só Ele pode libertar o mundo do mal e fazer crescer o Reino de justiça, de paz e de amor pelo qual todos aspiram.”
            Trazemos dentro de cada um de nós inúmeras questões e dúvidas. Procuramos resposta e não pararemos de buscá-las, mas trazemos a certeza de que só será possível encontrá-las por meio de Jesus Cristo, Aquele a quem o papa, figura de Pedro, insiste que confiemos.
            Rumo à Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, certos de que os jovens respondem com prontidão quando é proposto com fé com sinceridade e verdade o encontro com Cristo, fundamento da nossa fé.

                                    Clipe para chegada da Cruz da JMJ no Brasil em 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário